sábado, 27 de março de 2010

História da AGACOR

Associação Gaúcha dos Aposentados dos Correios e Telégrafos.

Fundada no dia 9 de setembro de 1994, em Porto Alegre, alguns dias após a fundação da FAACO, a Associação Gaúcha dos Aposentados dos Correios e Telégrafos – AGACOR, foi idealizada para promover a integração social dos ecetistas aposentados ou prestes a ingressar nesta condição.

Participaram de sua criação, integrantes do Movimento surgido em defesa dos servidores do antigo Departamento dos Correios e Telégrafos, cujos direitos vinham sendo gradativamente prejudicados após a opção pela CLT, em decorrência da falta de clareza da legislação sobre o assunto.

Juntamente com outras lideranças de todos os Estados, foi levantada a bandeira de luta que culminou com a aprovação da Lei 8.529/92, que hoje é considerada como a mais importante e fundamental conquista da Categoria, uma vez que os seus direitos foram, efetivamente, restaurados e consolidados através deste diploma legal, conforme já era previsto pela Lei 6.184/74, de 11.12.74, conhecida como “Lei da Opção”.

Hoje, tendo por finalidade precípua a representação dos associados perante os poderes públicos, autoridades administrativas, justiça, entidades co-irmãs, pugnando por todas as formas legais e legítimas pelos interesses da classe, a AGACOR vem realizando um trabalho sério, competente e reconhecido por todos aqueles que acompanham a luta em prol dos aposentados, protegendo e promovendo a integração social de seus membros no Rio Grande do Sul.

Além de promover negociações, convênios e campanhas com reais benefícios para seus integrantes, destacando-se aqueles voltados para a assistência médica aos aposentados dos Correios, a AGACOR preocupa-se, também, com o futuro das pensionistas que, em muitos casos, não acompanharam a evolução da legislação que afeta diretamente os seus interesses.

Atualmente, a AGACOR e as demais associações ligadas à FAACO, vêm abrigando, inclusive, as expectativas dos demais colegas em vias de aposentadoria, constituindo de fato, um porto seguro e confiável a garantir o seu futuro.

A Diretoria e os demais associados da AGACOR têm participado, com entusiasmo, de todos os Encontros Nacionais dos Aposentados dos Correios e Telégrafos – ENACs, realizados desde o ano de 1993. Neste ano de 2008, pela segunda vez como anfitriões, dá as boas vindas aos visitantes, esperando que a extensa programação do 18º ENAC possa tornar todos mais felizes e dispostos a estreitar, cada vez mais, os laços de amizade, união e integração já existentes, características essas que nos identificam como categoria forte e digna de respeito e admiração.

0 comentários:

  © AGACOR :: Travessa Francisco Leonardo Truda, 40, sala 133 | Porto Alegre - RS | CEP: 90010-050 - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Topo